Bot de recursos humanos ajuda funcionários da Wavy durante a quarentena

Postado em: 07/04/2020 15:17:13

Há três semanas, todos os cerca de 300 funcionários da Wavy na América Latina estão trabalhando em regime de home office. Nesse contexto, uma assistente virtual criada pela equipe de recursos humanos da companhia tem ganhado importância. A robô se chama Ada e conversa através do WhatsApp como se fosse mais uma funcionária da Wavy, tendo personalidade própria. Antes da quarentena, ela já ajudava no trabalho de onboarding de novos colaboradores e tirando dúvidas sobre férias, vale-refeição etc. Agora, além dessas tarefas operacionais tradicionais de recursos humanos, ela está servindo como um canal para estimular o engajamento dos funcionários da Wavy e para ajudá-los a se manterem saudáveis durante o período de isolamento social.

“Nesse período de confinamento a Ada tem tido papel extremamente importante porque está conseguindo fazer a conexão de todo mundo. Ela manda mensagens diárias com dicas sobre home office, sobre como tornar o trabalho em casa mais agradável etc. E também conectamos a Ada com iniciativas de saúde mental”, relata Marcela Martins, diretora de gente da Wavy.

A Ada avisa sobre aulas on-line de ioga e de ginástica laboral. E chama para um happy hour virtual às sextas-feiras. Além disso, é através dela que o CEO da Wavy, Eduardo Henrique, envia um vídeo diariamente tirando dúvidas dos colaboradores.

A adaptação ao home office é um dos principais desafios na Wavy e em qualquer outra empresa neste momento, e a assistente virtual tem contribuído para melhorar esse processo. “As pessoas tendem a trabalhar muito mais quando estão em casa, mas precisam colocar alguns limites, ter o horário de almoço e de tomar café, além de saber a hora de parar. Fomos detectando essas questões pelos relatos dos próprios funcionários”, comenta Martins.

A assistente virtual também realiza diariamente pesquisas para medir como a força de trabalho está se sentindo, uma ferramenta útil para o RH traçar estratégias de engajamento. A adesão é grande: 95% dos funcionários costumam responder à pesquisa em poucos minutos.

História

A Ada nasceu no final de 2018. Seu primeiro projeto foi conduzir o processo de seleção de jovens aprendizes, no começo de 2019. De lá para cá, foi ganhando novas funcionalidades relacionadas a tarefas de recursos humanos. “Graças à Ada o RH pode focar no que é mais estratégico, enquanto a assistente cuida das coisas operacionais”, explica a executiva.

Fonte: Mobile Time

Voltar